ESCOLA MARIA DO CARMO GUIRRA – META 5
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ESCOLA MARIA DO CARMO GUIRRA – META 5
Meta 5: alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.
Estratégias:
5.1) estruturar os processos pedagógicos de alfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental, articulando-os com as estratégias desenvolvidas na pré-escola, com qualificação e valorização dos (as) professores (as) alfabetizadores e com apoio pedagógico específico, a fim de garantir a alfabetização plena de todas as crianças;
5.2) instituir instrumentos de avaliação nacional periódicos e específicos para aferir a alfabetização das crianças, aplicados a cada ano, bem como estimular os sistemas de ensino e as escolas a criarem os respectivos instrumentos de avaliação e monitoramento, implementando medidas pedagógicas para alfabetizar todos os alunos e alunas até o final do terceiro ano do ensino fundamental;
5.3) selecionar, certificar e divulgar tecnologias educacionais para a alfabetização de crianças, assegurada a diversidade de métodos e propostas pedagógicas, bem como o acompanhamento dos resultados nos sistemas de ensino em que forem aplicadas,
devendo ser disponibilizadas, preferencialmente, como recursos educacionais abertos;
5.4) fomentar o desenvolvimento de tecnologias educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras que assegurem a alfabetização e favoreçam a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem dos (as) alunos (as), consideradas as diversas abordagens metodológicas e sua efetividade;
5.5) apoiar a alfabetização de crianças do campo, indígenas, quilombolas e de populações itinerantes, com a produção de materiais didáticos específicos, e desenvolver instrumentos de acompanhamento que considerem o uso da língua materna pelas comunidades indígenas e a identidade cultural das comunidades quilombolas;
5.6) promover e estimular a formação inicial e continuada de professores (as) para a alfabetização de crianças, com o conhecimento de novas tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras, estimulando a articulação entre programas de pós graduação stricto sensu e ações de formação continuada de professores (as) para a alfabetização;
5.7) apoiar a alfabetização das pessoas com deficiência, considerando as suas especificidades, inclusive a alfabetização bilíngue de pessoas surdas, sem estabelecimento de terminalidade temporal.
19.04.2015Estratégias:
5.1) estruturar os processos pedagógicos de alfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental, articulando-os com as estratégias desenvolvidas na pré-escola, com qualificação e valorização dos (as) professores (as) alfabetizadores e com apoio pedagógico específico, a fim de garantir a alfabetização plena de todas as crianças;
5.2) instituir instrumentos de avaliação nacional periódicos e específicos para aferir a alfabetização das crianças, aplicados a cada ano, bem como estimular os sistemas de ensino e as escolas a criarem os respectivos instrumentos de avaliação e monitoramento, implementando medidas pedagógicas para alfabetizar todos os alunos e alunas até o final do terceiro ano do ensino fundamental;
5.3) selecionar, certificar e divulgar tecnologias educacionais para a alfabetização de crianças, assegurada a diversidade de métodos e propostas pedagógicas, bem como o acompanhamento dos resultados nos sistemas de ensino em que forem aplicadas,
devendo ser disponibilizadas, preferencialmente, como recursos educacionais abertos;
5.4) fomentar o desenvolvimento de tecnologias educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras que assegurem a alfabetização e favoreçam a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem dos (as) alunos (as), consideradas as diversas abordagens metodológicas e sua efetividade;
5.5) apoiar a alfabetização de crianças do campo, indígenas, quilombolas e de populações itinerantes, com a produção de materiais didáticos específicos, e desenvolver instrumentos de acompanhamento que considerem o uso da língua materna pelas comunidades indígenas e a identidade cultural das comunidades quilombolas;
5.6) promover e estimular a formação inicial e continuada de professores (as) para a alfabetização de crianças, com o conhecimento de novas tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras, estimulando a articulação entre programas de pós graduação stricto sensu e ações de formação continuada de professores (as) para a alfabetização;
5.7) apoiar a alfabetização das pessoas com deficiência, considerando as suas especificidades, inclusive a alfabetização bilíngue de pessoas surdas, sem estabelecimento de terminalidade temporal.
17:23:07
Re: ESCOLA MARIA DO CARMO GUIRRA – META 5
NOMES: Marilda, Olga, Maria Juscilene, Aparecida, Maria do Socorro, Suelma, Cleusdete, Ana Cristina, Jocilene, Edna dos Santos.
5.1
Criar a jornada ampliada de 40 horas para os professores das séries iniciais para que os mesmos possam facilitar a alfabetização plena a todas as crianças no período de 04 anos na vigência deste pleno.
5.1.2
Garantir o piso salarial
5.2
Estimular as unidades escolares a criação de seus respectivos instrumentos de avaliação e acompanhamento, considerando o sentido formativo da avaliação implementando estratégias pedagógicas para alfabetizar todas as crianças, bem como os alunos com necessidade especial em geral.
5.3
Ampliar o laboratório de informática e adequar as salas de aula de maneira que possam ter em mãos o mínimo da tecnologia exigida na atualidade (TV, Tela de projeção, projetor de multimídia, lousa digital etc)
5.4
Capacitar os profissionais da educação na questão tecnológica, com objetivo de melhorar a prática pedagógica envolvendo este recurso.
5.5
Criar uma parceria com a Secretaria de Educação e Unidade Escolar para a aquisição do material didático específico para apoiar a alfabetização das crianças que se encontram dentro deste controle.
5.6
Promover e estimular a formação inicial e continuada de professores (as) para a alfabetização de crianças, com o conhecimento de novas tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras, estimulando a articulação entre programas de pós graduação stricto sensu e ações de formação continuada de professores (as) para a alfabetização;
5.7
Criar um concurso público em área específicas para atender estas demandas.
5.1
Criar a jornada ampliada de 40 horas para os professores das séries iniciais para que os mesmos possam facilitar a alfabetização plena a todas as crianças no período de 04 anos na vigência deste pleno.
5.1.2
Garantir o piso salarial
5.2
Estimular as unidades escolares a criação de seus respectivos instrumentos de avaliação e acompanhamento, considerando o sentido formativo da avaliação implementando estratégias pedagógicas para alfabetizar todas as crianças, bem como os alunos com necessidade especial em geral.
5.3
Ampliar o laboratório de informática e adequar as salas de aula de maneira que possam ter em mãos o mínimo da tecnologia exigida na atualidade (TV, Tela de projeção, projetor de multimídia, lousa digital etc)
5.4
Capacitar os profissionais da educação na questão tecnológica, com objetivo de melhorar a prática pedagógica envolvendo este recurso.
5.5
Criar uma parceria com a Secretaria de Educação e Unidade Escolar para a aquisição do material didático específico para apoiar a alfabetização das crianças que se encontram dentro deste controle.
5.6
Promover e estimular a formação inicial e continuada de professores (as) para a alfabetização de crianças, com o conhecimento de novas tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras, estimulando a articulação entre programas de pós graduação stricto sensu e ações de formação continuada de professores (as) para a alfabetização;
5.7
Criar um concurso público em área específicas para atender estas demandas.
WESLEY_DE_JESUS- Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/04/2015
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